SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número45La poesía de los exiliados españoles en República Dominicana (1939-1945)Ñausa urpi: el símbolo como recurso figurativo en la composición de las canciones quechuas en la narrativa de José María Arguedas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


La Palabra

versión impresa ISSN 0121-8530

Resumen

ALLENDE PINO, Cristóbal  y  RODRIGUEZ DROGUETT, Elvira. Simbiose entre natureza e humanidade na leitura socioecocrítica de três canções de Víctor Jara. La Palabra [online]. 2023, n.45, e18.  Epub 20-Mar-2024. ISSN 0121-8530.  https://doi.org/10.19053/01218530.n45.2023.15143.

Este artigo propõe uma abordagem sócio - ecocrítica da letra de três melodias do cantor-com positor chileno Víctor Jara: "El arado", "El pimiento" e "Angelita Huenumán". Analisando tanto as representações quanto as figuras literárias dispostas na letra, é possível determinar uma simbiose entre natureza e humanidade, uma relação mediatizada em muitos casos pelo trabalho. A proposta poética de Víctor Jara é revolucionária em comparação com as concepções tradicionalistas e nostálgicas da natureza sustentadas por outras correntes musicais, como a Música Típica. Ao mesmo tempo, o contexto de produção das canções é marcado pelos processos de reforma agrária, que nos permite questionar as noções de propriedade da terra, e a relação que a sociedade estabelece com a natureza. Estas questões permanecem latentes no atual contexto de crise ambiental, onde revisitar as músicas de Víctor Jara nos permite imaginar novos mundos possíveis.

Palabras clave : Víctor Jara; simbiose; ecocrítica; sociocrítica; naturaliza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )