SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue32SIENA'GA: A picture in the midst of interposed temporalities and spacialitiesTriangles and hopes for accuracy. Between armchair geography and field geography: discourse and cabinet of Juan Polo y Catalina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Memoria y Sociedad

Print version ISSN 0122-5197

Abstract

ROJAS COCOMA, Carlos. Tradição ou revolução: invenção da arte colonial na historiografia colombiana da década de I960. Mem. Soc. [online]. 2012, vol.16, n.32, pp.54-69. ISSN 0122-5197.

Os anos sessenta foram cruciais para a consolidação da disciplina artística na Colômbia, levando a reconstruir a história da arte do país. Nesses anos a produção artística do período colonial neogranadino foi estudada por autores que deram forma e consolidaram a categoria arte colonial. Esta categoria, longe de ser homogénea, foi determinada por cada autor de acordo com os seus horizontes teóricos e seus respectivos lugares de produção. Como resultado deste processo estabelece-ram-se duas formas de legitimação: pela via da tradição e pela via da ruptura e transgressão. O objetivo deste artigo é, a partir deste fenômeno, compreender o mecanismo da produção historiográfica e a definição de lugares de experiéncia, verdade e observação, no instante em que a disciplina da história da arte é consolidada no contexto local.

Keywords : Historiografia; história da arte; história da arte colonial; Arte colonial; historiografia; história; Colômbia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License