SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue33Once upon a time there where too many Cinderellas: How to read the female model from the 20th Century taken from Cinderella movies made in North AmericaMarta Traba and Clemencia Lucena: two critical visions in the political art of Colombia in the 1970s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Memoria y Sociedad

Print version ISSN 0122-5197

Abstract

RAMIREZ BOTERA, Isabel Cristina. Cecilia Porras: um marco miliàrio de ruptura nas artes plásticas em Cartagena a meados do século XX. Mem. Soc. [online]. 2012, vol.16, n.33, pp.100-119. ISSN 0122-5197.

Aborda-se neste artigo o caso da artista cartagenera Cecilia Porras para analisar, desde a sociologia da arte, alguns elementos do seu papel como mulher e artista na aparição de certas rupturas com a tradição cultural da sua época. Estes rompimentos deram-se a partir da enunciação de novos papeis sociais e culturais da mulher na sociedade local cartageneira, alguns elementos tiveram a ver com sua participação e contribuição na definição de linguagens plásticas modernas na Colômbia. Para entender o papel de Porras no seu contexto de origem, re-fletimos sobre a maneira como os processos nas artes plásticas em Cartagena, em meados do século XX, responderam a áreas de tensão entre impulsos modernizadores e a persistência de estruturas institucionais e de pensamento tradicional.

Keywords : Cecilia Porras; arte moderna; tradição; modernização; Cartagena; Grupo de Barranquilla; Porras, Cecília, Crítica e interpretação; mulheres artistas; sociologia da arte; arte moderna; Cartagena (Colômbia).

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )