SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Narrativas transmedia: diversidad social, discursiva y comunicacionalEl documental de los años sesenta como arte: consideraciones de la película Crónica de un verano índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Palabra Clave

versión impresa ISSN 0122-8285versión On-line ISSN 2027-534X

Resumen

GOMEZ-SANCHEZ, Ana Isabel; HELLIN-ORTUNO, Pedro Antonio  y  NICOLAS-ROMERA, César San. A representação da clonagem na ficção cinematográfica: Uma aproximação metodológica para uma análise do discurso científico no cinema. Palabra Clave [online]. 2011, vol.14, n.2, pp.216-234. ISSN 0122-8285.

No presente artigo, ensaia-se uma metodologia de análise do discurso científico na ficção cinematográfica. Para experimentar com esta nova ferramenta heurística, foram escolhidos sete filmes nos quais se enunciam discursos muito diferentes sobre a clonagem, uma técnica científica que tem sido objeto de controvérsia mediática e social por sua relação com sua variante humana. O objetivo é averiguar a representação da clonagem que se impõe em cada discurso, assim como conhecer as estratégias que legitimam os diferentes pontos de vista que se estabelecem em cada fita a respeito desse tema científico. Imagens sempre vinculadas a interesses concretos e que, no contexto audiovisual, costumam se posicionar através dos personagens, do gênero e da encenação, e fora disso, por meio de outras variáveis vinculadas aos contextos de produção e recepção do filme.

Palabras clave : discurso científico; ficção cinematográfica; clonagem no cinema; representação; narrativa cinematográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons