SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue3The Myth of Narcissus to selfie: An Archaeology of the Coded BodiesProduction and reading of fan fiction in the online community of the Fringe series: transmediality, competition and media literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Palabra Clave

Print version ISSN 0122-8285

Abstract

VILLEGAS, Álvaro. O cinema como encontro e como distância: Oiga vea, Cali: de película e Agarrando Pueblo. Palabra Clave [online]. 2015, vol.18, n.3, pp.701-721. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2015.18.3.4.

Este artigo reflete sobre três filmes dirigidos pelos realizadores colombianos Luis Ospina e Carlos Mayolo entre 1972 e 1978. Por meio da descrição de algumas sequências, expõe-se que em Oiga vea constrói-se uma posição cinematográfico-marginal análoga à posição popular-marginal; por sua parte, Cali: de película concentra-se na forma como os caleños criam cultura e comunidade por meio do desvio momentâneo dos lugares próprios da institucionalidade e, finalmente, em Agarrando pueblo combate-se a superexposição do popular. Em conclusão, aponta-se que esses filmes constituem um espaço de encontro de sensibilidades e sentidos que não está determinado de antemão.

Keywords : Colômbia; cinema; política; cultura de massas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )