SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue2The Audiovisual Medium as Socio-communicative: Towards a Performative Visual AnthropologyTV Consumption of Parents and Children and Receiving Representations from Television Authority Agencies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Palabra Clave

Print version ISSN 0122-8285

Abstract

ARIAS-OSORIO, María Fernanda. María, de Grau, no contexto cinematográfico colombiano: "María está rara". Palabra Clave [online]. 2016, vol.19, n.2, pp.581-606. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2016.19.2.10.

Na história das adaptações cinematográficas do romance María (Isaacs, 1867), identifica-se o filme experimental e iconoclasta María (Grau, 1966) como pertencente à tendência anticanônica ou de subversão e apresentamse antecedentes dessa posição no campo cultural colombiano. Continua-se com uma análise detalhada de suas características narrativas e estilísticas para determinar os níveis semânticos nos quais sua proposta de adaptação opera e, a partir de registros impressos e orais relacionados com o filme, estudam-se suas condições de produção, circulação e recepção. Esta análise permite estabelecer como a posição anticanônica diante do romance se constrói a partir de múltiplos níveis de sentido e determina seu lugar nos campos literários e cinematográficos na Colômbia na década de 1960, além de propor novas pistas para entender o lugar do cinema experimental na história do cinema colombiano.

Keywords : Cinema colombiano; literatura colombiana; história sociocultural; María; Jorge Isaacs.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License