SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Análisis crítico de The Walking Dead desde la perspectiva de los valores humanistasLa felicidad de Narciso: reflejos del Yo perfecto en la publicidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Palabra Clave

versión impresa ISSN 0122-8285

Resumen

ESPINOSA-MEDINA, Hernán David  y  PEREZ-GUERRERO, Ana María. Year Zero ou como Nine Inch Nails rompeu as barreiras na Europa com uma experiência narrativa. Palabra Clave [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.360-388. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.2.4.

O presente artigo tem como objeto o estudo das estratégias empregadas no processo criativo da experiência do alternate reality game (ARG) do álbum Year Zero (2007), da banda Nine Inch Nail, como um caso de estudo dos aspectos por levar em consideração na hora de introduzir um produto no mercado global. Para isso, se realiza um marco teórico dos processos de transdução cultural e, em particular, se expõe o modelo analítico dos elementos essenciais nos conteúdos transparentes baseado no mitotipo. Finalmente, se realiza uma exploração da morfologia do mitotipo nas ações que compuseram a experiência já mencionada, para concluir com a importância de apelar para uma estratégia que inclua a qualidade dos valores de produção e, especialmente, em apelar o componente antropológico de narrativas clássicas, assentadas na realidade.

Palabras clave : Transmídia; transdução cultural; transparência cultural; cultural shareability; universais e lacunas culturais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )