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Palabra Clave
versión impresa ISSN 0122-8285
Resumen
BRASSARD, Jeffrey. Comédias russas: dos imitadores pós-soviéticos aos aspirantes a jogadores globais. Palabra Clave [online]. 2017, vol.20, n.3, pp.702-721. ISSN 0122-8285. https://doi.org/10.5294/pacla.2017.20.3.6.
Os seriados cômicos russos têm passado por uma série de mudanças rápidas desde sua introdução após o fim da Guerra Fria. O gênero foi recebido inicialmente com ceticismo no período pós-soviético. Devido principalmente à falta de familiaridade da cultura russa com o gênero, as primeiras tentativas de localizá-lo não conseguiram atingir audiências significativas. Somente depois que o canal de televisão STS, com a ajuda significativa de Sony Pictures Television, começou a trabalhar para trazer adaptações de comédias estadunidenses à Rússia, o gênero começou a ressonar com os telespectadores. A primeira comédia popular na televisão russa foi uma adaptação do programa The Nanny de CBS. O sucesso dessa série levou à produção de muitos outros programas similares. Desde começos do ano 2000, as comédias russas têm avançado rapidamente por três fases: localização, hibridação e ausência de “cheiro cultural”. Este artigo descreve o desenvolvimento do gênero examinando três programas: My Fair Nanny, Daddy’s Girls e The Kitchen. Cada um destes programas marca o começo de uma nova fase no desenvolvimento da comédia russa desde a localização, a criação de séries originais russas e programas dirigidos ao mercado global de formatos. O artigo também aborda o papel que STS e Sony dão ao gênero na Rússia.
Palabras clave : Rússia; televisão; sitcom; hibridação; localização.