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Palabra Clave

Print version ISSN 0122-8285

Abstract

PEREZ-RUFI, José Patricio  and  JODAR-MARIN, Juan Ángel. Cinema 3D espanhol: experiências do cinema estereoscópico 3D durante os anos do franquismo. Palabra Clave [online]. 2019, vol.22, n.3, e2232. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.3.2.

Este artigo pesquisa sobre as origens da produção espanhola no cinema estereoscópico 3D na década dos 1950 e 1960, em pleno franquismo. A rapidez na produção de curtas-metragens tridimensionais mostra um conhecimento da tecnologia de produção estrangeira e uma enorme flexibilidade e agilidade no momento de criar conteúdo 3D na Espanha. O objetivo principal desta pesquisa é identificar as produções cinematográficas espanholas realizadas com técnicas estereoscópicas desde a própria filmagem ou após a sua adequação com técnicas de pós-produção para a projeção. A hipótese é que as amostras pontuais que a cinematografia espanhola deu de fitas tridimensionais responde a fenômenos de moda passageiros e não são marcos de importância comercial ou artística, mais além da experimentação com formatos. Contudo, demonstram uma vontade de abertura do cinema espanhol às novas tecnologias e à busca do público. Aplicamos uma metodologia baseada no estudo de caso, a partir da revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias dedicadas à produção e à exibição cinematográfica na Espanha. Os resultados mostram que a influência da cinematografia estadunidense em sua vertente mais tecnológica e comercial é evidente, inclusive se os organismos do Regime aplicam políticas protecionistas agressivas diante da importação de filmes estadunidenses. A conflitiva relação das produtoras de Hollywood com o Regime franquista não impede sua liderança na bilheteria nem sua influência nos modos de produção da cinematografia nacional.

Keywords : Cinema; cinema espanhol; história do cinema; cinema estereoscópico 3D; cinema 3D; tecnologia audiovisual; pós-produção audiovisual.

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