SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4Connected in Print: Selecciones del Reader’s Digest, U.S. Cultural Relations, and the Construction of a Global Middle ClassThe State Reproduces the Children’s Fantasy Soñemos by Luis César Amadori, Argentina, 1951 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Palabra Clave

Print version ISSN 0122-8285

Abstract

OROZCO-ESPINEL, Paula. Carmen Miranda em Hollywood (1939-1945): no centro da tela, à margen da história. Palabra Clave [online]. 2019, vol.22, n.4, e2248. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.8.

Neste artigo, faço uma análise da personagem que Carmen Miranda - famosa atriz e cantora ainda hoje lembrada como a bombshell brasileira - interpretou entre 1939 e 1945. Proponho explorar como sua presença na tela grande evidencia os desejos e os medos estadunidenses, associados, em parte, à Segunda Guerra Mundial, mas, principalmente, em diálogo com imaginários sobre raça e gênero. Para isso, analiso as comédias musicais em que a atriz apareceu e concentro-me em seu papel nas narrativas. Evidencio que, embora as personagens representadas por Carmen Miranda sejam centrais nos números musicais, aparecem pouco em cena durante os filmes e não realizam ações que permitam o desenvolvimento das histórias. Além disso, demonstro que a atriz não satisfez os padrões de integração hemisférica propostos pelo Escritório de Assuntos Interamericanos - organismo governamental estadunidense criado para consolidar a cooperação interamericana durante a Guerra -, pois perpetuava estereótipos negativos sobre a América Latina. Com base nisso, defendo que a função da atriz esteve relacionada com atrair e agradar o público estadunidense. Ela fez uso de sua capacidade cômica e sexy que, argumento, era derivada do lugar que ocupava na hierarquia racial da época. Meu trabalho é novo, visto que aborda alguns aspectos sobre os quais se chama a atenção, como o figurino e o sotaque de Carmen Miranda, e concentra-se na narrativa de seus filmes, ponto até agora não explorado.

Keywords : Carmen Miranda; representação; mulheres latino-americanas; política de boa vizinhança; Hollywood; comédias musicais; história americana; história do cinema; cinema; estereótipo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )