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Palabra Clave

versão impressa ISSN 0122-8285

Resumo

OROZCO-ESPINEL, Paula. Carmen Miranda em Hollywood (1939-1945): no centro da tela, à margen da história. Palabra Clave [online]. 2019, vol.22, n.4, e2248. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2019.22.4.8.

Neste artigo, faço uma análise da personagem que Carmen Miranda - famosa atriz e cantora ainda hoje lembrada como a bombshell brasileira - interpretou entre 1939 e 1945. Proponho explorar como sua presença na tela grande evidencia os desejos e os medos estadunidenses, associados, em parte, à Segunda Guerra Mundial, mas, principalmente, em diálogo com imaginários sobre raça e gênero. Para isso, analiso as comédias musicais em que a atriz apareceu e concentro-me em seu papel nas narrativas. Evidencio que, embora as personagens representadas por Carmen Miranda sejam centrais nos números musicais, aparecem pouco em cena durante os filmes e não realizam ações que permitam o desenvolvimento das histórias. Além disso, demonstro que a atriz não satisfez os padrões de integração hemisférica propostos pelo Escritório de Assuntos Interamericanos - organismo governamental estadunidense criado para consolidar a cooperação interamericana durante a Guerra -, pois perpetuava estereótipos negativos sobre a América Latina. Com base nisso, defendo que a função da atriz esteve relacionada com atrair e agradar o público estadunidense. Ela fez uso de sua capacidade cômica e sexy que, argumento, era derivada do lugar que ocupava na hierarquia racial da época. Meu trabalho é novo, visto que aborda alguns aspectos sobre os quais se chama a atenção, como o figurino e o sotaque de Carmen Miranda, e concentra-se na narrativa de seus filmes, ponto até agora não explorado.

Palavras-chave : Carmen Miranda; representação; mulheres latino-americanas; política de boa vizinhança; Hollywood; comédias musicais; história americana; história do cinema; cinema; estereótipo.

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