SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Aspectos sociocognitivos asociados al uso de videojuegos colaborativos y violentosMarco propositivo de relaciones entre innovación colaborativa abierta y comunicación estratégica: aplicación a un grupo de empresas de origen antioqueño índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Palabra Clave

versión impresa ISSN 0122-8285

Resumen

HERRERO-CURIEL, Eva  y  PLANELLS DE LA MAZA, Antonio José. Novas narrativas jornalísticas entre a informação e a simulação lúdica: os docuwebs e os newsgames. Palabra Clave [online]. 2020, vol.23, n.2, e2325. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2020.23.2.5.

Este artigo tem como objetivo analisar como o jornalismo digital e a cultura do videogame moderno cooperam em duas formas de simulação lúdica e imersão jornalística: os docuwebs e os newsgames. Para isso, foi estabelecida uma metodologia de análise qualitativa com uma dupla perspectiva: a do discurso informativo-jornalístico (isto é, os conteúdos e suas formas de projeção) e a de retórica procedural (ou seja, por meio das mecânicas de jogo), que é aplicada a dois casos de estudo de RTVE Lab: o newsgame MonteLab e o docuweb Guerra a la mentira. Os principais resultados mostram como o desenho de MonteLab estabelece um diálogo entre um rico sistema de fontes jornalísticas e mecânicas de jogo que possibilitam a tomada de decisões diante dos problemas sociais da atualidade. Numa linha semelhante, o docuweb Guerra a la mentira estabelece um conjunto de casos reais e usa a verificação da informação e das fake news como motor jornalístico sobre o qual construi uma proposta lúdica de resolução de quebra-cabeça e impulso narrativo. Por tudo isso e como conclusão, podemos comprovar que o newsgame contemporâneo busca empoderar o jogador como um cidadão informado que explora as dinâmicas lúdicas para dar soluções sociais baseadas em informações jornalísticas. Por sua vez, o docuweb supera o estaticismo hipertextual para entrar em dinâmicas mais complexas e desenhos lúdicos mais imersivos graças à superação da mera descrição jornalística da realidade.

Palabras clave : Novas narrativas; jornalismo; docuweb; newsgame; transmídia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )