SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Percepções do público com relação ao uso do melodrama em notícias por televisão: entre o entusiasmo e o desprezoBrecha de gênero no conhecimento político infantil: influência das redes sociais e da socialização política índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Palabra Clave

versão impressa ISSN 0122-8285versão On-line ISSN 2027-534X

Resumo

TOUS-ROVIROSA, Anna; HIDALGO-MARI, Tatiana  e  MORALES-MORANTE, Luís Fernando. Serialização da ficção televisiva: o gênero policial espanhol e a narrativa complexa. Canais generalistas (1990-2010). Palabra Clave [online]. 2020, vol.23, n.4, e2342.  Epub 06-Out-2020. ISSN 0122-8285.  https://doi.org/10.5294/pacla.2020.23.4.2.

Estudam-se as 36 produções seriais de gênero policial dos canais generalistas espanhóis (1990-2010) mediante uma análise narrativa, a partir da hipótese de que as mudanças observadas estão relacionadas com as influências estrangeiras e vão resultar determinantes para a narrativa serial de qualidade contemporânea. Os objetivos da pesquisa são determinar se ocorre a evolução do processual à cop-opera melancólica, e como ocorre e que inter-relação se observa com a modernização do relato televisivo. Entre os resultados, destaca que a estrutura do processual deixa de ser um impedimento para a serialização, que as analepses como modo de resolução dos casos permitem que o processual e o serial se articulem, que o policial se mantenha como gênero em auge na ficção televisiva contemporânea e proporcione numerosos títulos às novas e às velhas plataformas. Ratifica-se a hipótese proposta. A serialização do policial, a sofisticação no uso de recursos narrativos e visuais, bem como uma clara influência das produções estrangeiras determinam a evolução do período analisado que se constata na hibridação genérica e de formato, o subgénero forense e os recursos narrativos. A serialização coincide com o estabelecimento do gênero na Espanha na segunda década analisada (2000-2010). A fragmentação visual da trama acentua uma narrativa pós-moderna. Observa-se uma narrativa no gênero policial cada vez mais homogênea entre a ficção espanhola e estadunidense, como La casa de papel (Netflix, 2017-). As alterações temporárias e a fragmentação do relato produzem ficções parecidas com um mosaico, e as transformações narrativas são usadas para aumentar a vinculação de um espectador mais ativo.

Palavras-chave : Serialização; séries televisivas; séries de televisão; programa de televisão; ficção espanhola; policial; narrativa complexa; Espanha.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )