Services on Demand
Journal
Article
Indicators
- Cited by SciELO
- Access statistics
Related links
- Cited by Google
- Similars in SciELO
- Similars in Google
Share
Palabra Clave
Print version ISSN 0122-8285On-line version ISSN 2027-534X
Abstract
GOMEZ-MUNOZ, Xavier and MUNOZ-PICO, Hilda Paola. ¿Cómo se representa la guerra entre Rusia y Ucrania en Twitter? Análisis retórico de los memes más populares. Palabra Clave [online]. 2023, vol.26, n.2, e2628. Epub May 19, 2023. ISSN 0122-8285. https://doi.org/10.5294/pacla.2023.26.2.8.
Em paralelo às representações dos meios de comunicação, os memes vêm se constituindo um instrumento poderoso dos usuários na internet para transmitir opiniões e expressar emoções sobre a guerra. Isso abre espaço a um fenômeno comunicacional impensado: falar sobre esse fato com humor, apesar dos milhares de mortos e deslocados. Tendo em vista seu caráter persuasivo e difusão exponencial, os memes contribuem para criar a opinião pública e a realidade social. Por essa razão, este estudo pretende decifrar e descrever os significados que predominam nos memes mais populares sobre esse acontecimento e identificar sua intenção emocional ou cognitiva, a retórica e o estilo do humor empregados, sua finalidade e, no caso dos memes considerados prejudiciais ou daninhos, seus objetivos e público ao qual o dano aponta. A partir de uma análise retórica e de conteúdo aplicado aos 10 memes mais populares no Twitter, foi constatado que estes têm uma alta carga moral: indicam os erros de outros. As críticas estão dirigidas à América Latina, a Putin, aos meios de comunicação ocidentais e à Organização do Tratado do Atlântico Norte. A emoção e a intenção predominantes são o medo e a crítica social. O caráter intertextual dos memes implica três graus de dependência semântica. Esses resultados evidenciam que, detrás de seu humor aparentemente inofensivo, estão permeadas ideologias, perspectivas e críticas sociais que encontram apoio na rede.
Keywords : Comunicação; internet; meios sociais; opinião pública; participação do público.