SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Alcance y límites de un currículo basado en competenciasTemas centrales de la antropología de la educación contemporánea índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Educación y Educadores

versión impresa ISSN 0123-1294versión On-line ISSN 2027-5358

Resumen

COELLO, Jesús Gabalán  y  VASQUEZ-RIZO, Fredy Eduardo. 0 outro lado do quadro-negro: relagao estudante-professor desde perspectivas disciplinares. educ.educ. [online]. 2008, vol.11, n.1, pp.103-126. ISSN 0123-1294.

Este artigo analisa integralmente as situacóes apresentadas no processo ensino-aprendizagem e como influenciam os estudantes, um dos atores principáis, na valoracáo do desempenho dos docentes. Esta análise enfocase no estudo sistemático do comportamento das variáveis próprias desse processo, tanto endógenas como exógenas, através de elementos de análise quantitativa e qualitativo, unificando as duas visóes para estabelecer um modelo holístico e sistémica. A metodología aplicada emprega a análise multivariada de dados, na perspectiva quantitativa, e técnicas próprias da pesquisa qualitativa. São estabelecidos perfis de estudantes, de acordó com o programa académico ao qual pertencem, e mostrase como podem variar estas situacóes, dependendo da origem académica dos alunos.

Palabras clave : programas de educagáo; método de aprendizagem; método de ensino; estudante; avaliagáo do docente (fonte: Tesouro da Unesco)..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons