SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Nuevos modos de interacción educativa: análisis lingüístico de un foro virtual índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Educación y Educadores

versión impresa ISSN 0123-1294versión On-line ISSN 2027-5358

Resumen

KLIMENKO, Olena  y  ALVARES, José Luis. Aprender como aprendo: o ensino de estrategias metacognitivas. educ.educ. [online]. 2009, vol.12, n.2, pp.11-28. ISSN 0123-1294.

Este artigo apresenta uma reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem na escola atual, cujo objetivo principal é favorecer a aprendizagem autônoma, auto-regulada e contínua que permita navegar na imensa quantidade de informação disponível e transformá-la em conhecimento. A explicação e aplicação de estratégias cognitivas e metacognitivas ajuda aos estudantes a conseguir ferramentas necessárias para promover a aprendizagem autônoma. Para prestar apoio a este processo, o professor deve adotar o role de orientador e mediador.

Palabras clave : processo de aprendizagem; cognição; auto-aprendizagem; método pedagógico; método de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons