SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Desafíos éticos y metodológicos en investigaciones sobre literacidad de docentes: provocaciones en busca de nuevos caminosDe los nuevos estudios de literacidad a las perspectivas decoloniales en la investigación sobre literacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Íkala, Revista de Lenguaje y Cultura

versión impresa ISSN 0123-3432

Resumen

ZAVALA, Virginia. Justiça sociolinguística para os tempos de hoje. Íkala [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.343-359. ISSN 0123-3432.  https://doi.org/10.17533/udea.ikala.v24n02a09.

Neste artigo apresento a noção de justiça sociolinguística (Bucholtz et al., 2014) no marco da tendência neoliberal da educação contemporânea, em especial com relação ao Peru. Primeiramente, discuto dois significantes desta tendência e seu vínculo com o fenômeno da linguagem: a igualdade de oportunidades e a qualidade educativa. Em segundo lugar, introduzo a noção de justiça sociolinguística e os elementos que a definem, com o objetivo de questionar as assunções do discurso tecnocrático e pensar em políticas da linguagem mais críticas, interculturais e democráticas.

Palabras clave : justiça sociolinguística; linguagem; igualdade de oportunidades; qualidade educativa..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )