SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número52Una propuesta de plan de clase para dinamizar la lectura críticaEnseñar y aprender a leer en inglés: creencias de futuros docentes de lengua extranjera chilenos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Folios

versión impresa ISSN 0123-4870

Resumen

MOLINA MORALES, Guillermo. O burlesco em três poemas coloniais de Nova Granada. Folios [online]. 2020, n.52, pp.173-185.  Epub 27-Dic-2020. ISSN 0123-4870.

A crítica tradicional priorizou o estudo da poesia séria e, dentro da estética do riso, da sátira, devido a suas implicações extra-literárias. Nesse contexto, a poesia burlesca, definida por seu jogo com a materialidade da linguagem, constitui uma tradição marginal, apesar de sua vitalidade e convergência com a poesia moderna. Este artigo de pesquisa, que toma como ponto de partida as categorias estabelecidas por Alfonso Reyes, analisa três poemas neogranadinos do século XVIII que representam diferentes manifestações do burlesco. As "Coplas del baile de las burjas" usam os recursos da cultura popular, incluindo a jitanjáfora, para transmitir uma queixa sociopolítica. "Felicitación", de Francisco Antonio Rodríguez, explora as possibilidades da polissemia de libertar as palavras de sua univocidade, levando a bobagens. Por fim, "Para dar días o noches", de Francisco Javier Caro, evidencia a criação de neologismos pelas ressonâncias acústicas. Em conclusão, discute-se a natureza subversiva ou acomodativa das amostras estudadas, bem como a necessidade de redescobrir o aspecto burlesco do homo ludens nas produções literárias.

Palabras clave : burlesco; jitanjáfora; dislate; cultura popular.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )