SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1La postura del pobre encomiable. Hacia la construcción del mito de la maldición literariaPercepción del mundo, representación del mundo: el "realismo" de Claude Simon índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Literatura: Teoría, Historia, Crítica

versión impresa ISSN 0123-5931

Resumen

SIMONSON, Patricia. Sobre urnas gregas e bolhas de sabão: transformações da écfrase em A casa dos sete telhados. Lit. teor. hist. crit. [online]. 2015, vol.17, n.1, pp.69-94. ISSN 0123-5931.  https://doi.org/10.15446/lthc.v17n1.48686.

Este artigo realiza um duplo exercício de literatura comparada: por um lado, explora o papel da arte visual na organização narrativa de A casa dos sete telhados, de Nathaniel Hawthorne; por outro, examina a maneira em que Hawthorne "recicla" o uso que faz John Keats de uma écfrase instável em "Oda a uma urna grega" (em que o poeta inglês medita sobre a noção problemática de imortalidade artística e sobre o status do poeta moderno em relação aos antigos), para propor uma reflexão propriamente norte-americana sobre o ofício do artista em sua sociedade e sobre sua própria relação com o cânone europeu e com o público estadunidense.

Palabras clave : arte visual; cânone literário; écfrase; literatura comparada; romance do século XIX; realismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )