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Revista de Estudios Sociales

versão impressa ISSN 0123-885X

Resumo

W. HASLER, Johann F. Aspectos performativos e multimidiáticos de um livro de emblemas alquímicos do século XVII: O caso de Atalanta Fugiens de Michael Maier e seus simultâneos níveis poético, visual e musical. rev.estud.soc. [online]. 2011, n.39, pp.135-144. ISSN 0123-885X.

Em 1617, o médico, alquimista e conselheiro do Imperador Romano-germânico Rodolfo II publicou em Praga seu "Atalanta Fugiens" (Atalanta fugindo). O livro contém 50 meditações alquímicas, cada uma delas consta de um breve epigrama em latim, um gravado simbólico relacionado com a alquimia espiritual e uma partitura de um cânone a três vozes. Embora tenha publicado numerosos estudos centrados em alguns desses componentes separadamente (especialmente nos espetaculares gravados provenientes da oficina de Johann Theodor de Bry), poucos estudos seguiram a chave dada pelo mesmo Maier em seu prefácio: trata-se de um livro de exercícios espirituais cuja intenção é combinar os estímulos visual, auditivo e poético para assim proporcionar ao alquimista uma experiência holística, multimidiática e preformativa durante as meditações rituais que constituíam uma das principais operações da alquimia espiritual ou simbólica. Este artigo se centrará precisamente no aspecto preformativo desta obra.

Palavras-chave : Atalanta Fugiens; Michael Maier; antecedentes históricos da Performance; meditação alquímica; emblemática barroca; multimídia primitiva.

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