SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1FACTORES DE RIESGO PARA LA INFECCIÓN POR VIH/SIDA EN ADOLESCENTES Y JÓVENES COLOMBIANOSSÍNTOMAS PSICOPATOLÓGICOS EN NIÑAS VÍCTIMAS DE ABUSO SEXUAL ACOGIDAS Y NO ACOGIDAS POR INSTITUCIONES DE PROTECCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Acta Colombiana de Psicología

versión impresa ISSN 0123-9155

Resumen

LACUNZA, ANA BETINA; CONTINI DE GONZALEZ, NORMA  y  CASTRO SOLANO, ALEJANDRO. HABILIDADES COGNITIVAS EM PRÉ-ESCOLARES: UM ESTUDO COMPARATIVO EM UM CONTEXTO DE POBREZA. Act.Colom.Psicol. [online]. 2010, vol.13, n.1, pp.25-34. ISSN 0123-9155.

Para descrever as habilidades cognitivas simultâneas e seqüenciais de crianças em situação de pobreza em San Miguel de Tucumán (Argentina), foram avaliadas 283 crianças de 3 a 5 anos que assistiam a controle pediátrico em centros de Cuidados de Saúde Primários. As habilidades cognitivas foram discriminadas aplicando a Bateria de Avaliação de Kaufman para crianças (K-ABC). Além disso, os seus pais responderam um levantamento demográfico. A análise estatística multivariada mostrou diferenças estatisticamente significativas no desempenho cognitivo de acordo com os níveis de pobreza em grupos de 4 e 5 anos, sobretudo nas habilidades seqüenciais. Este estudo fornece dados de interesse particular para a sua utilidade no planejamento de currículos escolares de ensino inicial.

Palabras clave : habilidades cognitivas; crianças; pobreza.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons