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Revista Universidad y Empresa

versão impressa ISSN 0124-4639versão On-line ISSN 2145-4558

Resumo

GOMEZ CONTRERAS, Jennifer Lorena. Gamificação em contextos educativos: análise de aplicação em um programa de contadoria pública a distância. rev.univ.empresa [online]. 2020, vol.22, n.38, pp.8-39. ISSN 0124-4639.  https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa7a.6939.

A escassez de estudos onde se vincule a aplicação de gamificação educativa com seus fundamentos teóricos e/ou princípios, tem levado ao fracasso da gamificação em contextos educativos, no presente artigo de reflexão se busca contribuir a resolver esta falência conectando a aplicação da gamificação educativa realizada no programa de Contadoria Pública a Distância da Universidad Militar Nueva Granada (Colômbia) com os fundamentos teóricos do tema. Para isto, abordam-se as diferenças existentes entre a gamificação e a aprendizagem baseada em jogos, seguidamente examina-se o conceito, os objetivos, os aportes e os elementos da gamificação, posteriormente se identificam os aspectos chave para uma implementação de sucesso no contexto educativo. Finalmente, se explica o processo de gamificação implementado, desde o planeamento docente até a análise das opiniões dos estudantes. Para isto, se utilizou uma metodologia exploratória suportada em análise documental e aplicação de enquetes a estudantes, como resultado da aplicação realizada se verificou que a gamificação educativa promove a autonomia, a motivação, o compromisso e a interação social nos estudantes, permitindo ao mesmo tempo a progressão e o domínio dos temas abordados em cada desafio proposto.

Palavras-chave : gamificação; aprendizagem; motivação; contexto educativo; educação contável a distância.

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