SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2La bitácora de diseño, artefacto cognitivo de aprendizaje. Externalización de modelos mentales y metacognición, índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Bitácora Urbano Territorial

versión impresa ISSN 0124-7913versión On-line ISSN 2027-145X

Resumen

CUERVO PULIDO, Roberto  y  HERNANDEZ MIHAJLOVIC, Edgar. ¿Como avaliar a cognição criativa ao ensinar desenho industrial? Uma entrada para o seu aprendizado. Bitácora Urbano Territorial [online]. 2020, vol.30, n.2, pp.163-176. ISSN 0124-7913.  https://doi.org/10.15446/bitacora.v30n2.81797.

Avaliar a criatividade no desenho industrial tende a focar nos resultados artefatos, e não nas habilidades cognitivas que o sustentam, reduzindo a abordagem avaliativa a uma dimensão instrumental. Isso pode acontecer porque a cognição é um processo discreto, que ocorre na mente do sujeito sem ser diretamente observável, ao contrário do resultado artefato final. Daí a questão de como avaliar as habilidades cognitivas criativas nos processos de ensino-aprendizagem do projeto, enquadrados na avaliação da aprendizagem. Para responder, foi formulado um modelo de avaliação para favorecer o ensino de habilidades cognitivas criativas em processos de projetos em desenho industrial, não apenas a partir de uma abordagem psicométrica, mas como um insumo para gerenciar os processos de ensino-apren-dizagem. O modelo mediu quatro variáveis características do pensamento divergente: fluidez, flexibilidade, originalidade e elaboração nas duas fases do processo do projeto de design: problematização e ideação. Este exercício torna visível algumas habilidades cognitivas criativas, projetando instrumentos de medição e interpretando as variáveis, permitindo que alunos e professores conhecessem seu nível de desenvolvimento, aumentando a conscientização sobre essas habilidades aplicadas ao projeto de desenho industrial.

Palabras clave : design; criatividade; cognição; avaliação; educação.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )