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Bitácora Urbano Territorial

Print version ISSN 0124-7913On-line version ISSN 2027-145X

Abstract

GODOY, Sebastián. Pratiques artistiques et mobilisation sociale dans les espaces urbains. Les manifestations du 24 mars à Rosario. Bitácora Urbano Territorial [online]. 2022, vol.32, n.3, pp.95-107.  Epub Dec 02, 2022. ISSN 0124-7913.  https://doi.org/10.15446/bitacora.v32n3.102065.

Este artigo aborda os vínculos entre as práticas artísticas e a mobilização social. Tomando a cidade de Rosário (Argentina) como caso, analisa a transformação das manifestações que comemoram o golpe de Estado de 24 de março de 1976 através das artes performáticas. Para isso, ele apresenta três momentos que aconteceram na cidade. Primeiro, a constituição das mobilizações de direitos humanos na década de 1980. Segundo, o ciclo de conflito social 1990-1995, em que surgiram novos sujeitos e práticas artísticas. Terceiro, as comemorações de 24 de março de 1996 em diante, quando diversos repertórios de artes performáticas foram integrados nas mobilizações. A hipótese postula que, juntamente com a irrupção do grupo HIJOS, as práticas artísticas tornaram possível uma ressignificação das manifestações de 24 de março em chave artística, festiva e paródica. A metodologia combina entrevistas em profundidade, fontes jornalísticas e registros fotográficos.

Keywords : mouvement social; droits humains; arts; espace urbain.

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