SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.61 número2“Equilibrar las fuerzas”: procesos organizativos de mujeres indígenas para la atención a la violencia sexual intracomunitaria y el acceso a la justicia en ColombiaDiagénesis en los niveles de organización más bajos del hueso: estado de la cuestión y vías de abordaje en estudios zooarqueológicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Colombiana de Antropología

versión impresa ISSN 0486-6525versión On-line ISSN 2539-472X

Resumen

HERNANDEZ, Oscar G.. Etnografia e pedagogia: o aprendizado a partir da pesquisa com professores colombianos. Rev. colomb. antropol. [online]. 2025, vol.61, n.2, e2854.  Epub 01-Mayo-2025. ISSN 0486-6525.  https://doi.org/10.22380/2539472x.2854.

Neste artigo, exploro a intersecção entre a etnografia e a pedagogia, com base num estudo etnográfico de dois anos com professores pesquisadores colombianos de Bogotá. Ao contrastar as conclusões com outras pesquisas etnográficas, saliento a natureza profundamente participativa de ambos os campos. Baseado em autores da pedagogia e da antropologia da educação, defendo que a etnografia tem uma dimensão educativa intrínseca que pode enriquecer significativamente a construção do conhecimento antropológico. Concluo que a aprendizagem situada e a mentoria são fundamentais para a formação em investigação, e que a participação é a intersecção entre a etnografia e a pedagogia.

Palabras clave : antropologia da educação; participação periférica legítima; pedagogia; etnografia; formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )