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Revista de Arquitectura (Bogotá)
versão impressa ISSN 1657-0308versão On-line ISSN 2357-626X
Resumo
CEDENO-VALDIVIEZO, Alberto e TORRES-LIMA, Pablo. Conservação da arte contemporânea: o caso de Mathias Goeritz na Catedral Metropolitana do México. Rev. Arquit. [online]. 2019, vol.21, n.1, pp.44-53. Epub 28-Maio-2019. ISSN 1657-0308. https://doi.org/10.14718/revarq.2019.21.1.2304.
A obra do artista polaco-alemão Mathias Goeritz - e os vitrais da Catedral Metropolitana da Cidade do México, que, neste momento, estão em risco de serem retirados - é questionada por causa da linguagem moderna que contrasta com o estilo arquitetônico do edifício religioso. Isso coloca em debate o conflito que é originado entre obras modernas, artistas estrangeiros e edificações de caráter patrimonial. Este estudo foi realizado com base numa revisão documental que recorreu principalmente à literatura italiana e mexicana para, por meio da definição conceitual de obra de arte, reconhecer o valor desses vitrais. O desenvolvimento propõe dois argumentos: o primeiro reconhece uma rejeição devido à linguagem utilizada por esses artistas não corresponder à linguagem da arquitetura dos imóveis patrimoniais, embora essa prática seja habitual em alguns países europeus; o segundo assume uma rejeição como consequência dos valores estabelecidos pelo Estado depois da Revolução mexicana, que fomentam o nacional e rejeitam o estrangeiro. Isso serviu para avaliar os possíveis argumentos e as formas legais para proteger os vitrais contemporâneos.
Palavras-chave : arquitetura mexicana; arquitetura religiosa; arte mexicana; monumentos; patrimônio material; vitrais.