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Revista Latinoamericana de Bioética

versão impressa ISSN 1657-4702versão On-line ISSN 2462-859X

Resumo

GIELEN, Joris. A universalidade da filosofia dos cuidados paliativos: estudo de caso da Índia. rev.latinoam.bioet. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp.99-112.  Epub 23-Jul-2021. ISSN 1657-4702.  https://doi.org/10.18359/rlbi.5375.

O movimento moderno hospitalar, que é a origem do que agora é conhecido como “cuidados paliativos”, derivou de uma forte inspiragao do cristianismo. Tendo em vista essa inspiração cristã original, a propagação global dos cuidados paliativos, inclusive a países onde o cristianismo é somente uma religião minoritária, pode parecer surpreendente. Em consonância com a teoria da secularização da hospitalização, poderia argumentar-se que os cuidados paliativos vêm se estendendo globalmente, visto que sua filosofia subjacente vem se tornado secular, o que lhe permite converter-se em universal. Contudo, considerando a importância contínua da religião em muitas áreas dos cuidados paliativos, poderíamos perguntar-nos quão seculares são realmente os cuidados paliativos contemporáneos. Neste artigo, argumenta-se que a universalidade da filosofía de cuidados paliativos reside em sua suscetibilidade a contextualização. Os cuidados paliativos vêm se tornando uma história de sucesso mundial, já que pessoas de todo o mundo comprometidas com os princípios e as ideias dos cuidados paliativos os têm contextualizado e tem desenvolvido modelos de prestação de cuidados paliativos e inclusive uma filosofía que é adaptada ao contexto socioeconômico e cultural-religioso local. No texto, são analisados os cuidados paliativos na Índia para ilustrar esse ponto por meio de modelos contextualizados de prestação de cuidados paliativos e é mostrado que os médicos e os enfermeiros de cuidados paliativos na Índia se inspiram em seu contexto local e em sua religiosidade.

Palavras-chave : cuidados paliativos; secularização; religião; Índia; cristianismo; hinduísmo.

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