Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares em SciELO
- Similares em Google
Compartilhar
Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-
versão impressa ISSN 1692-2522versão On-line ISSN 2248-4086
Resumo
SAAVEDRA VALLEJOS, Esteban. Validação do questionário sobre hábitos de consumo de videogames nos chilenos millennials. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2020, vol.18, n.36, pp.43-55. ISSN 1692-2522. https://doi.org/10.22395/angr.v18n36a3.
A massificação do uso de videogames vem crescendo com rapidez e, além disso, as projeções apontam a que o uso continuará aumentando. Para medir o consumo de videogames, existem inúmeros questionários, os quais, em sua maioria, estão associados ao diagnóstico de transtornos psicológicos. O objetivo deste artigo é medir o uso e consumo de videogames, e não fazer o diagnóstico de alterações psicológicas, por isso se optou por validar o questionário de hábitos de consumo de videogames, originalmente, criado para a população espanhola. Por esse motivo, foi realizada uma análise fatorial confirmatória para a população chilena millennials, pessoas nascidas entre 1980 e 2000. Para a validação, foi utilizada uma amostra composta por quatrocentos e doze estudantes universitários. Foram calculadas a fiabilidade e a validade; esta foi medida com o coeficiente de confiabilidade composta, variância média extraída e alpha de Cronbach. A estimativa de máxima verossimilhança foi avaliada com a correção robusta de Satorra-Bentler. Os resultados obtidos para validar a escala mostram que é válida e confiável para utilizar em jovens chilenos pertencentes à geração millennial ou à geração Y
Palavras-chave : Chile; consumo; videogame; questionário; análise fatorial.