SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número37Construcción de ciudadanía desde la comunicación. Una mirada desde dos colectivos de jóvenes de Bogotá índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-

versión impresa ISSN 1692-2522versión On-line ISSN 2248-4086

Resumen

GONZALEZ, Daniela Soledad. Família abelera: uma metáfora sobre a relação entre um artista argentino e seu público. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2020, vol.19, n.37, pp.231-248.  Epub 30-Sep-2020. ISSN 1692-2522.  https://doi.org/10.22395/angr.v19n37a12.

Neste artigo, é analisada a metáfora “o público é a família”, elaborada pelo cantor Abel Pintos (1984, Bahía Blanca, Argentina) para fazer referência à relação com seus fãs. Em primeiro lugar, é feita uma breve revisão da vida do artista, sua obra e sua atividade atual de promoção artística. Logo, são revisadas as características principais dos movimentos de massa, em particular, no que se refere à relação dos artistas com seu público (nível de coesão alto, organização para fins comuns, apoio e admiração por uma personagem pública, referências internas, símbolos em comum e uso de produtos com a marca do artista). A seguir, é detalhada a metodologia da pesquisa e são apresentados os resultados da análise discursiva de algumas publicações e comentários do Facebook nos quais a metáfora que focamos está presente. Disso são extraídas as características da relação entre Abel Pintos e seus fãs, e são enumeradas outras conceituações para falar dessa relação. A mais importante delas consiste em constituir uma comunidade com uma união tão forte como a de uma família. Outras características são: iniciativas de organização para fazer produtos ou oferecer serviços em conjunto, referências internas, criação de expressões de identidade (por exemplo, abelero/a), linguagem performática, grande admiração pelo cantor argentino. Por sua vez, são indicadas inconsistências ocasionais entre a metáfora “o público é a família” e alguns eventos que contradizem essa conceituação. Por último, são apresentadas as conclusões do estudo.

Palabras clave : artista; cantor; audiência; redes sociais; família, discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )