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Anagramas -Rumbos y sentidos de la comunicación-

versão impressa ISSN 1692-2522versão On-line ISSN 2248-4086

Resumo

COBOS, Tania Lucía; ROBLEDO RODRIGUEZ, Natalia  e  ARIAS ALVAREZ, Francisco. Anime na Colômbia: uma exploração a partir de Usos e Gratificações na população universitária de Cartagena das Índias. anagramas rumbos sentidos comun. [online]. 2023, vol.21, n.42, 210.  Epub 03-Jan-2023. ISSN 1692-2522.  https://doi.org/10.22395/angr.v21n42a10.

Anime é um produto audiovisual japonês com grande popularidade e consumo em todo o mundo, inclusive na Colômbia. Este estudo apresenta uma análise, a partir da perspectiva de Usos e Gratificações, da relação entre o anime e a população universitária de Cartagena das Índias (Colômbia), estudantes e professores, para entender como eles o consomem. Procuraram identificar as principais razões pelas quais o consumo começou e porque se mantém, medindo por sua vez a satisfação obtida e como esta influenciou o seu quotidiano. A metodologia foi quantitativa com escopo exploratório e descritivo. Uma pesquisa mista foi aplicada por meio da SurveyMonkey entre março e maio de 2019 e 350 respostas válidas foram recebidas. Entre os principais achados, verificou-se que mais da metade dos participantes começou a asistir anime por ser diferente, complexo e diverso de outros desenhos animados, bem como pela estética e estilo de desenho. A principal necessidade que satisfazem ao consumi-lo é a diversão, à qual dão um grau de satisfação muito elevado, e seguida de aprendizagem. Da mesma forma, os inspirou a introspecção sobre suas vidas, a entender melhor e crescer como pessoas. Da mesma forma, estão cientes da influência que exerce sobre eles, bem como do estímulo que recebem para consumir outros produtos culturais japoneses.

Palavras-chave : audiência; consumo cultural; aculturação; televisão; programas de televisão; desenhos animados; entretenimento; comunicação de massa..

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