Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares em SciELO
- Similares em Google
Compartilhar
Opinión Jurídica
versão impressa ISSN 1692-2530
Resumo
AMARAL-MACHADO, Bruno. Cinema e criminologia: gênero e raça. Narrativas interseccionais em “A cor púrpura”. Opin. jurid. [online]. 2018, vol.17, n.34, pp.107-127. ISSN 1692-2530. https://doi.org/10.22395/ojum.v17n34a5.
O crime é um produto cultural que sugere diferentes olhares sobre as formas de controle, de castigo e de justiça. O “cinema de crimes” assume um papel importante para o conhecimento criminológico, pois constitui uma forma de criminologia popular. As interseções entre o desvio, o delito, o controle e suas diferentes representações simbólicas no cinema se tornaram objeto de interesse da criminologia cultural. O artigo analisa as imagens e os discursos sobre a violência, a partir de uma perspectiva interseccional (gênero e raça) das semânticas criminológicas feministas no filme A cor púrpura. Na adaptação para o cinema da obra literária de Alice Walker, as imagens capturam momentos da obra original. No universo retratado por Spielberg, as cenas remetem a questões contemporâneas debatidas pelas teorias de gênero e, especialmente, por parte da criminologia feminista, abertas às interseções de raça. O caminho percorrido neste artigo pretende evidenciar as potencialidades da linguagem cinematográfica para discutir e ampliar o debate sobre temas relevantes dos diferentes paradigmas criminológicos.
Palavras-chave : Cinema; Violências; Criminologias feministas; Interseções (gênero, raça); Sistema penal.