SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número33Priorización de despachos en empresas de manufactura usando QFD difuso índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Ingenierías Universidad de Medellín

versión impresa ISSN 1692-3324

Resumen

PEREZ-RAVE, Jorge Iván  y  GONZALEZ-ECHAVARRIA, Favián. A síndrome de “colocar a culpa” a partir de uma perspectiva sistemática e suas repercussões para a solução de problemas na empresa. Rev. ing. univ. Medellín [online]. 2018, vol.17, n.33, pp.187-205. ISSN 1692-3324.  https://doi.org/10.22395/rium.v17n33a10.

Os objetivos do estudo são: explorar as estruturas sistêmicas da síndrome de “colocar a culpa” na empresa, descrever metodologicamente uma ferramenta lúdica que ajuda a reconhecê-la e mitigá-la, e discutir suas repercussões para a análise de causas e para a solução de problemas. A exposição da herramienta lúdica compreende a descrição do caso, da equipe de trabalho e da localidade, cenários de observação (com e sem colocar a culpa) e desdobramento em três grupos de teste. Os resultados são comparados para ambos os cenários e são analisadas as causas de pedidos defeituosos, porcentagem de defeitos e produtividade. A herramienta lúdica pode ser empregada por docentes, consultores e formadores em geral para enfrentar os aprendizes em um ambiente simulado com a síndrome ou sem ela. Ajuda a refletir sistemicamente sobre o tema, identificar seus sinais e intervir antes de realizar a análise de causas. Este trabalho fornece elementos teóricos e empíricos sobre os benefícios de erradicar a síndrome de “colocar a culpa” em análises de causas e propõe considerá-la como um fator contingente em futuros estudos.

Palabras clave : síndrome de colocar a culpa; síndrome do sistema vulnerável; análise de causas; aprendizagem lúdica; melhoria contínua.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )