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Revista Ingenierías Universidad de Medellín
versão impressa ISSN 1692-3324versão On-line ISSN 2248-4094
Resumo
CEBALLOS, Andrés Felipe; PANTOJA YEPEZ, Wilson Libardo e HURTADO, Julio Ariel. Definindo um modelo de processo de software para a prática do modding. Rev. ing. univ. Medellín [online]. 2020, vol.19, n.37, pp.137-157. Epub 04-Set-2021. ISSN 1692-3324. https://doi.org/10.22395/rium.v19n37a7.
O modding é uma prática de software difundida principalmente na comunidade de videogames, no qual se envolvem grupos interdisciplinares de modders com a finalidade de criar, melhorar e distribuir extensões chamadas mods, para software que foi lançado previamente. Isso se realiza com a finalidade de ampliar as características de produtos base, o qual traz consigo novas aplicações, compatibilidade e extensibilidade, entre outras melhoras. No entanto, diferentes problemáticas, similares às presentes no processo de desenvolvimento de software, viram-se envolvidas dentro dessa prática: barreiras na comunicação, ausência de planejamento, resultados inesperados e repetição de trabalho, entre outras. Desse modo, em busca de integrar aspectos da engenharia de processos para dar suporte a esses grupos e diminuir os problemas presentes nesse tipo de projetos, propõe-se no presente escrito o processo de software Kross Modding Process, que oferece guia aos modders por meio de informação recolhida em estudos prévios sobre essa área.
Palavras-chave : modding; processo de software; engenharia de software; modelo.