SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue37Defining a Software Process Model for Modding PracticeInfluence of the Printing position and the Infill Density on the Mechanical Properties of 3D Printed ABS Specimens author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Revista Ingenierías Universidad de Medellín

Print version ISSN 1692-3324On-line version ISSN 2248-4094

Abstract

AGUILAR CASTRILLON, Carlos Fernando et al. Construção de um jogo sério como apoio à aprendizagem da física cinemática. Rev. ing. univ. Medellín [online]. 2020, vol.19, n.37, pp.159-177.  Epub Sep 04, 2021. ISSN 1692-3324.  https://doi.org/10.22395/rium.v19n37a8.

Neste artigo apresenta-se a experiência obtida na construção de um protótipo de jogo sério, cujos objetivos são apoiar o desenvolvimento dos cursos de física de educação média e incluir processos lúdicos no processo de aprendizagem. Do mesmo modo, esse jogo pretende servir de referência para a construção de jogos sérios em diferentes contextos de aplicação. Essa iniciativa académica esteve motivada pelas dificuldades evidenciadas em estudantes de educação média quanto à apropriação do conhecimento de física cinemática. O jogo foi construído com base num modelo no qual se consideram elementos pedagógicos e lúdicos próprios desse tipo de ferramentas interativas, entre os quais se levam em consideração a definição dos objetivos de aprendizagem; o desenho do componente lúdico do jogo; e o desenho de interfaces. Para o processo de avaliação, realizou-se uma inspeção de usabilidade, conduzida a partir dos dez princípios heurísticos de usabilidade de Nielsen; com isso se constatou que certas questões relacionadas com os princípios de visibilidade do sistema, consistência e padrões, ajuda e documentação deveriam ser objeto de melhora numa versão futura do jogo sério.

Keywords : física cinemática; jogos sérios; educação média; metodologia de aprendizagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )