SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2  suppl.1Asertividad, escucha y afrontamiento de la crítica en adolescentes en situación de calleLos grupos extracurriculares en agronomía de la Universidad de Caldas (Colombia): 1970-2006: de la efervescencia política a la formación científica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud

versión impresa ISSN 1692-715Xversión On-line ISSN 2027-7679

Resumen

CARDONA RIVAS, Dora  y  TAMAYO ALZATE, Oscar Eugenio. Modelo de argumentação em ciências: uma aplicação à genética. Rev.latinoam.cienc.soc.niñez juv [online]. 2009, vol.7, n.2, suppl.1, pp.1545-1571. ISSN 1692-715X.

1. Objetivo: Caracterizar os modelos argumentativos utilizados pelos estudantes de biologia na solução de problemas de genética, desde as categorias do modelo conceitual, estrutura argumentativa e comportamento discursivo. 2. Materiais e Métodos: É um estudo qualitativo, com metodologia descritiva, onde se analisa as respostas orais e escritas de quatro (4) estudantes. Como instrumentos para a coleta de dados, sete (7) problemas foram desenhados, em cuja solução estavam implicados os modelos da hereditariedade de Lamarck e Mendel. Para a análise dos dados aplicaram-se os procedimentos da analise de discurso e a analise de conteúdo aos textos escritos e orais. 3. Resultados. No momento de resolver os problemas, as estudantes que participaram no estudo empregaram estruturas argumentativas restringidas, um comportamento discursivo caracterizado pelo uso freqüente de ligadores de possibilidade e deícticos, como também pelo uso dos modelos da hereditariedade que precederam o modelo molecular. Os modelos argumentativos caracterizados constituem-se na base para intervenções didáticas no campo do Ensinamento da Genética.

Palabras clave : modelo argumentativo; estrutura argumentativa; comportamento discursivo; modelo conceitual; genética; didática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons