SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Ley matemática para evaluación de la dinámica cardiaca: aplicación en el diagnóstico de arritmiasPercepción de la iniciativa Instituciones Amigas de la Mujer y la Infancia (IAMI) en Cartagena, 2012 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Ciencias de la Salud

versión impresa ISSN 1692-7273

Resumen

DIAZ-NARVAEZ, Víctor Patricio; SALAS-ALARCON, Domingo; BRACHO-MILIC, Fanny  y  OCARANZA-OZIMICA, Jaime. Empatia em estudantes de kinesiologia. Universidad Mayor. Sede Temuco. Chile. Rev. Cienc. Salud [online]. 2015, vol.13, n.3, pp.383-393. ISSN 1692-7273.  https://doi.org/10.12804/revsalud13.03.2015.05.

Objetivo: estimar os níveis de empatia, e descrever o comportamento da estrutura do constructo empatia em estudantes de Kinesiologia da Universidad Mayor, Sede Temuco (Chile). Materiais e métodos: aplicou-se a Escala de Empatia Medica de Jefferson (versão S), validada culturalmente para estudante de Kinesiologia. Estimou-se alfa de Cronbach e prova de aditividade de Tukey. As médias foram comparadas mediante ANOVA Bifatorial e prova de Duncan. Empregaram-se provas de Kaiser-Meyer-Olkin e Bartlett, componentes principais e rotação varimax. Resultados: a escala mostrou confiabilidade, não existem diferenças de níveis de empatia entre cursos e entre gêneros Conclusões: os resultados do presente trabalho são diferentes aos de outros estudos. Os seis fatores observados, de três esperados, atribuem-se ao tamanho da amostra e a fatores sociais e culturais próprios da região.

Palabras clave : Empatia; estudantes; carreiras de saúde; especialidade fisioterapia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons