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Tabula Rasa

versão impressa ISSN 1794-2489

Resumo

NOEL-FERDINAND, Malik. A decisão de Marie: Aimé Césaire e Suzanne Césaire frente ao 22 de maio (1948-1960). Tabula Rasa [online]. 2022, n.44, pp.201-229.  Epub 18-Fev-2022. ISSN 1794-2489.  https://doi.org/10.25058/20112742.n44.08.

Entre 1948 e 1960, Aimé Césaire e Suzanne Césaire inspiraram-se na vitoriosa insurreição antiescravista de 22 de maio de 1848 em Martinica. Ambos os dois basearam suas produções na leitura de um romance de Lafcadio Hearn em que Youma, uma ama de leite, decide morrer com seus amos durante a rebelião. Em seu texto sobre Victor Schœlcher (1948), e também em seus poemas “Mot” (1950) e “Statue de Lafcadio Hearn” (1955-1960), Aimé Césaire localiza o leitor no coração de uma insurreição negra oficiada pelo feiticeiro (quimboiseur) que Hearn tinha ignorado. O manuscrito de Aurore de la liberte (1952), de Suzanne Césaire, perdeu-se. No entanto, a análise de duas resenhas da obra, pouco reconhecidas e inestimáveis, mostra que as representações constituem uma revolução estética. Essas resenhas de valor incalculável revelam também que a dramaturgia trocou o final do romance de Hearn: rebatizada como Marie, Youma une-se à rebelião de 1848. Ao contrário de Aimé Césaire, Suzanne Césaire deu importância à personagem da ama de leite, e assim tirou do esquecimento aos escravos domésticos assassinados em 22 de maio de 1848.

Palavras-chave : abolição; insurreição; comemoração; estátuas; teatro revolucionário.

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