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Hallazgos

Print version ISSN 1794-3841

Abstract

SUAREZ, Bianca. Discursos sociais para reproduzir a sociedade: Tópica da arte relacional na América Latina. Hallazgos [online]. 2014, vol.11, n.22, pp.67-87. ISSN 1794-3841.  https://doi.org/10.15332/s1794-3841.2014.0022.04.

Nicolás Bourriaud propõe uma discussão sobre a legibilidade de certas expressões artísticas, onde a ausência de um discurso teórico deixa decodificar as práticas sociais que configuram a arte contemporânea. A estas expressões interativas sociais as apresenta como formas de uma "estética relacional". Para este trabalho, utilizaremos como objeto de análise as expressões relacionais que utilizem os princípios da ciência e da tecnologia. Para este conjunto de objetos, ações e fins estéticos nos forçar-nos-á a nomear temporariamente como AcT, ou o complexo objeto de Arte com a ciência e tecnologia na sociedade. Tekhne ou techne é a experiência dos ofícios qualificados ou da arte, que foi designada pelos gregos antigos como a "ação eficaz" e opõe-se à noção de práxis apresentadas por Aristóteles, que é uma ação imanente que carrega dentro de si seu próprio fim e está diretamente relacionada com a poiesis, enquanto a atividade que conduz a um resultado, a atividade que tem como objetivo um produto diferente do que a própria atividade. O que percebemos "já-ali" do "na América Latina" é uma tensão centrípeta dos conceptualismos artísticos da arte, visões utópicas e idealistas que buscam um desvio ativo e 'fatal' do curso da história. Como heteronomías, não começam da desordem formal, até mesmo de conceitos mínimos que se podem qualificar como críticas sociais, deconstrutivas ou subversivas, mas são principalmente visões subjetivas de uma realidade cotidiana e comum que nem todo mundo vê, mas que ao mesmo tempo é fortemente familiarizado principalmente pelos meios de comunicação de massa. Estas obras de arte ativas são expostas em formas audiovisuais, tais como o vídeo-arte, a música concreta e o circuitbending. Estas ações tecnológicas eficazes são fatos que estão fora da aceitabilidade e inteligibilidade normais, instituídas pela hegemonia que configuram principalmente as pulsões da arte mais tradicional, e que estão diretamente em contato com a língua e seu contexto; ou seja, supõe fenômenos de significação com as estruturas profundas dos "semas", associados à realidade da sociedade latinoamericana. O conjunto de todos esses temas, que servem para desenvolver argumentos, são a tópica, ars inveniendi ou arte da invenção, e o propósito desta parte da retórica é estabelecer os conteúdos do discurso. O discurso social, enquanto que tudo o que é publicado e é conhecido num estado de sociedade, tudo o que é representado nos meios de comunicação, é também tudo o que é dito e é compreendido. É assim então, que é nas operações do narrando onde podemos achar um argumento, são operações de montagem num discurso. A 'doxa', nos discursos sociais que usam as AcT, forçam-se a estabelecer um quadro para a experimentação ou novidade, no entanto que leituras diferentes do previsível. As iscas de inovação podem-se vangloriar de um totalitário potencial, isto significa que reduz o novo em experimentação tecnológica, ao previsível de ser dito na América Latina como um lugar em desenvolvimento. O que se afirma na vida social da AcT, acusa estratégias pelas que suas declarações reconhecem um posicionamento de acordo com as políticas culturais, incentivos para projetos de inovação e desenvolvimento, e operam de acordo com tal reconhecimento para obter benefícios das políticas culturais do Estado. Segundo tem-lo apresentado Marc Angenot em 2010, o discurso social como unidade global, é o resultado de estratégias múltiplas, embora não aleatorias; apresentando, assim, certa estreiteza monossêmica para a transformação social.

Keywords : Tópica; argumentação combinatória; retórica; arte relacional; Latino América; discursos sociais.

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