Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Accesos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares en SciELO
- Similares en Google
Compartir
Hallazgos
versión impresa ISSN 1794-3841versión On-line ISSN 2422-409X
Resumen
MIRO I COMAS, Abel. Os cinco caminhos e a “verdade fundamental” da metafísica tomista. Hallazgos [online]. 2022, vol.19, n.37, pp.235-298. Epub 01-Ene-2022. ISSN 1794-3841. https://doi.org/10.15332/2422409x.6916.
Metafísica é a ciência que estuda um ente como um ente, ou seja, toda realidade, sob seu prisma, é contemplada de acordo com sua relação com o ato de esse. A noção de ente é, por sua vez, o ponto de apoio que lhe permite ascender a Deus (Ente por essência) e, a partir Dele, descer às criaturas (entes por participação). Neste estudo, perguntamo-nos sobre o ponto de partida do ponto de partida da Metafísica entendida como Ontologia: de onde vem a noção metafísica de ente? Qual é a sua ligação com a experiência do homem comum? O conhecimento do ente e, portanto, de seu constituinte formal, que é esse, já é assumido, ainda que de forma confusa e implícita, na experiência cotidiana do homem. A noção metafísica de ente é a explicitação de um conhecimento em que o homem já se encontra naturalmente instalado. A tese que defendemos aqui, seguindo Fray Norberto del Prado, O. P., é que a transição desse conhecimento latente do ente como primum cognitum para sua explicitação científica, na noção de ente como terminus metaphysicalis, ocorre através dos cinco caminhos de São Tomás (Summa Theologiae, I, q.2, a.3). A tese da composição ato-potencial dos seres criados entre essentia . esse já está presente em cada um desses caminhos, ainda que subterrâneas, desde o seu ponto de partida e, consequentemente, em um certo conhecimento do ente e do mistério do esse. Em nosso estudo, mostramos como essa tese — que, juntamente com a identidade entre essentia e esse na Primeira Causa, constitui o que Norberto del Prado chama de “verdade fundamental da filosofia cristã” — já está exercendo sua influência nos cinco caminhos. Finalmente, a título de conclusão, explicamos como os cinco caminhos são condensados no quarto, e como através dele — o que já é pressuposto no ponto de partida de todos os outros — ocorre a transição do conhecimento humano comum para a noção científica de ente.
Palabras clave : Tomás de Aquino; Norberto del Prado; cinco caminho; metafísica; ontologia.