SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Una interpretación política en la obra de BorgesVisión de la Corte Constitucional, respecto a los derechos de libertad de expresión e información: una relación desde el derecho al buen nombre, a la intimidad y a la honra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Revista Lasallista de Investigación

versión impresa ISSN 1794-4449

Resumen

GARCIA DUQUE, Carlos Emilio. A avaliação de habilidades de pensamento superior. Uma olhada à avaliação na sala de aula, no campo das ciências naturais. Rev. Lasallista Investig. [online]. 2014, vol.11, n.2, pp.146-158. ISSN 1794-4449.

Neste artigo apresento algumas propostas sobre a natureza da avaliação nas ciências naturais e a importância de compreender o papel do erro no longo e tortuoso caminho que conduz à postulação de teorias científicas paulatinamente mais audazes e melhores. Extrapolo esta metáfora ao campo do ensino em general e ao da epistemologia em particular, e tento despejar algumas confusões sobre a natureza da verdade e seu papel como ideal regulador da ciência, desde a perspectiva de Popper. Finalmente, apresento algumas recomendações para aplicar os resultados desta análise à avaliação de habilidades de pensamento superior na prática docente universitária.

Palabras clave : avaliação; habilidades de pensamento de ordem superior; epistemologia falseacionista; Popper.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )