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Revista Lasallista de Investigación
versión impresa ISSN 1794-4449
Resumen
CHICA, Ana Tirado-de la. Para uma exposição científica de arte: estudo comparativo (Pereira, Madrid). Rev. Lasallista Investig. [online]. 2020, vol.17, n.2, pp.50-59. Epub 19-Ago-2021. ISSN 1794-4449. https://doi.org/10.22507/rli.v17n2a4.
Introdução:
este trabalho aborda o problema do estatismo da exposição de arte que, ao contrário da exposição de ciências e museus de história social, que têm recebeu uma virada de abordagem científica e sociocultural, respectivamente, a forma de expor restos de arte de acordo com o arquétipo da galeria de arte.
Objetivo:
o objetivo principal é saber como funcionam as informações teóricas e fundacionais na exposição de arte.
Materiais e métodos:
é realizado um estudo comparativo de dois casos internacionais de exposição de arte. Um é Itinerarios del vértigo (2015), com a obra da colombiana Sandra Silva, no Museu de Arte Pereira, Colômbia. O outro é La invención concreta (2013), com obras latino-americanas da coleção de arte da Fundação "Patricia Phelps de Cisneros", no Museu do Centro Nacional de Arte "Reina Sofia" de Madrid, Espanha,. O método é qualitativo, baseado em técnicas etnográficas de recolha de dados e em técnicas de codificação e classificação de dados para análise, segundo três descritores-chave: objectos expostos na sala, estético-arquitectónico e informação interna.
Resultados:
referem-se a dois tipos de exposição e numa perspectiva de transferência de conhecimento artístico: uma transferência aplicada à obra de arte e, outra, aplicada a dispositivos estético-artísticos que também são expostos na sala.
Conclusões:
as conclusões são dedicadas àqueles aspectos mais significativos para uma exposição científica de arte de acordo com esta transferência.
Palabras clave : museus; arte; transferência de conhecimento; exposição.