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Revista Lasallista de Investigación

versão impressa ISSN 1794-4449

Resumo

CATULLO-MACINTYRE, Luca Tommaso  e  MONTOYA-CARVAJAL, Juan Fernando. Ética, Estética, Hedonismo e Iconodulia em o Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde. Rev. Lasallista Investig. [online]. 2021, vol.18, n.2, pp.201-221.  Epub 19-Mar-2022. ISSN 1794-4449.  https://doi.org/10.22507/rli.v18n2a14.

Ética e estética são os eixos principais em torno dos quais este artigo gira. Na proposta a seguir, o texto literário é apenas um meio pelo qual se pretende indagar sobre as transformações socioculturais e a dualidade do caráter literário no contexto sociopolítico da Inglaterra, no final do século XIX.

O tema da busca e descoberta da identidade ambígua e cambiante das personagens, através da literatura e da filosofia, é certamente o cerne deste trabalho. Além disso, deve-se considerar a influência da psicologia e da psicanálise no desenvolvimento da identidade do personagem literário, principalmente ao relacionar o romance vitoriano ao início da psicanálise freudiana e junguiana.

The Picture of Dorian Gray não é movido apenas por ideias estéticas, más sim, tal trabalho é alimentado por um conflito existencial com o qual, Wilde, dota seu personagem principal, Dorian, de um componente filosófico ao penetrar nas tensões do subconsciente. O artista irlandês está então disposto a mostrar o conflito existencial que ocorre na maioria dos seres humanos, e tal conflito será a força motriz por trás das ações tomadas por Dorian Gray em que ambos, iconódulo e hedonismo, desempenham um papel primordial.

Palavras-chave : Estético; dualidade; ética; hedonismo; iconodulia.

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