SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2¿Qué piensan los brasileiros acerca de la vejez LGBT Seniors? Sus representaciones socialesEl impacto de la secuencia visual en la comprensión simbólica de acciones en imágenes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Avances en Psicología Latinoamericana

versión impresa ISSN 1794-4724versión On-line ISSN 2145-4515

Resumen

PAEZ-ARDILA, Héctor Andrés; LOPES CAMPOS, Ítalo Sergio  y  GOUVEIA JR, Amauri. Evidências do efeito de ganhar ou perder em níveis de raiva e ansiedade em lutadores de judô. Av. Psicol. Latinoam. [online]. 2020, vol.38, n.2, pp.173-190.  Epub 20-Feb-2021. ISSN 1794-4724.  https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/apl/a.6950.

A agressão é um comportamento que implica uma ativação simultânea de componentes fisiológicos, bioquímicos, neurológicos, comportamentais e emocionais tais como a ansiedade e a raiva. Nos humanos, os esportes se podem considerar como uma forma de exibição porque permite que a agressão se expresse com uma baixa probabilidade de dano permanente aos sujeitos. As competições se têm empregado como modelos para avaliar a ativação produzida pelas diferentes etapas da concorrência como o resultado do combate. O Judô tem sido usado como um modelo de agressão competitiva para avaliar as diferentes respostas do corpo em comportamentos agonísticos em humanos, pois oferece um contexto similar aos estudados em brigas de animais.

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de ganhar/ perder nos níveis de raiva e ansiedade em lutadores de judô já vinculados à Federação de Judô de Pará, Brasil. Se utilizaram as escalas psicométricas STAXI e STAI e seus resultados foram usados em uma análise de correlação para conhecer a interação entre os componentes das escalas com o número total de golpes, utilizando uma avaliação pre/pós briga e a filmagem das lutas. Encontraram-se diferenças entre ganhadores e perdedores estatisticamente significativa (p< 0.05); perdedores apresentaram maiores níveis de raiva, enquanto a ansiedade foi maior para os ganhadores. Sendo que, o judô é um meio competição, onde podem expressar-se de forma socialmente aceitada, ditos comportamentos.

Palabras clave : agressão defensiva; agressão ofensiva; esportes; ansiedade; raiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )