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Memorias: Revista Digital de Historia y Arqueología desde el Caribe

versión On-line ISSN 1794-8886

Resumen

GUNTOVNIK HUBRECHT, Mónica Margarita. Performance como história: Las Negritas Puloy no Carnaval de Barranquilla. memorias [online]. 2017, n.32, pp.149-177. ISSN 1794-8886.  https://doi.org/10.14482/memor.32.10331.

Resumo No presente ensaio se percorre pelas origens e as transformações da fantasias/ comparsa (grupo de dança) chamada Las Negritas Puloy. Ao longo e durante os últimos sessenta anos, o performance por meio da dança e a fantasia, durante o Carnaval de Barranquilla, tem se posicionado como um emblema dessa festa. As transformações anuais as quais tem sido sometidas ao longo dos carnavais mostram um complexo histórico performativo que dá conta da identidade da cidade de Barranquilla, Colômbia. No grupo Las Negritas Puloy se reflete ainda a ideologia fundante de uma nação, a través de uma narrativa tri-étnica, que não tem como reconhecer o estado de desigualdade da sua própria população afrodescendente.

Palabras clave : Carnaval de Barranquilla; comparsa; grupo dança; performance; performativo; historia; gênero; negritude; estereótipo; negrita; Puloy.

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