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Entramado

versão impressa ISSN 1900-3803

Resumo

GIRALDO DIAZ, Reinaldo. O adeus. Metáfora para a construção da cidadania ambiental. Entramado [online]. 2011, vol.7, n.2, pp.186-195. ISSN 1900-3803.

Foi adotada como metáfora a sonata 26 composta por Beethoven devido à ausência de seu amigo o arquiduque Rodolfo de Viena, fugido antes da invasão das tropas napoleônicas. A composição consta de três movimentos: I. Adagio. Allegro (Das Lebewohl/O adeus), II. Andante expressivo (Abwesenheit/A ausência) y III. Vivacissimamente (Das Wiedersehen/O regresso). A data do primeiro movimento é de 4 de Maio de 1809, o dia da partida, e a do último é de 30 de Janeiro de 1810, o dia do regresso, e a Sonata foi publicada em 1811. O método-trajeto foi construído sobre o andamento-escrita, não existindo um ponto de partida e um de chegada. Se verificou que o movimento O adeus expressa a ruptura da relação entre o homem e a natureza e a fratura metabólica da sociedade com o solo. Com a chegada de uma época moderna que aposta na praecisio mundi, a natureza está sitiada, retirada e considerada separada do homem, quase como sua inimiga. A ausência é a parte mais triste da composição e assinala o estado de espírito de Beethoven perante a separação de seu amigo; caracteriza as situações funestas a que conduziu a aposta moderna na praecisio mundi. O regresso apresenta a aposta-proposta da cidadania ambiental, uma reconciliação entre o homem e a natureza. Se conclui que a cidadania ambiental precisa se identificar com sentidos diferentes aos da lógica capitalista para gerar a possibilidade de revelar o sujeito-cidadão ambiental.

Palavras-chave : Fratura metabólica; praecisio mundi; composição; sujeito ereto; cidadão ambiental.

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