Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Indicadores
- Citado por SciELO
- Acessos
Links relacionados
- Citado por Google
- Similares em SciELO
- Similares em Google
Compartilhar
Entramado
versão impressa ISSN 1900-3803versão On-line ISSN 2539-0279
Resumo
SALINAS-ARIAS, Boris Alfonso. Colonialidade, currículo e interesse pela educação musical: o caso do conservatório de Tolima. Entramado [online]. 2022, vol.18, n.1, e214. Epub 13-Jun-2022. ISSN 1900-3803. https://doi.org/10.18041/1900-3803/entramado.1.7335.
Este trabalho identifica e analisa o tratamento curricular dado à música colombiana no programa de Bacharelado em Música do Conservatório del Tolima na cidade de Ibagué - Colômbia, que tem entre suas linhas de ênfase este tipo de música; a pesquisa é baseada na teoria da Modernidade-Colonialidade em diálogo com as categorias de currículo e interesse. O método é baseado em um estudo de caso que procura identificar a música colombiana incluída no currículo, a forma como ela é incluída, bem como os interesses curriculares com os quais é tratada. As descobertas mostram que a inclusão destas práticas sãs obedece ao padrão de brancura, um tratamento curricular técnico e instrumental, uma falta de discussão e questionamento ideológico que favorece a emancipação, assim como a existência de formas de resistência; juntos, estes elementos mostram que a inclusão acritica e anti-diáloga favorece a perpetuação da colonialidade na educação musical.
Palavras-chave : Música colombiana; curriculum e interesse; colonialidade; educação musical.