SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número11AMISTADES INTERNACIONALES COMO CONTRIBUCIÓN A LA PAZ: LA CORRESPONDENCIA ENTRE PAUL RIVET Y THEODOR KOCH-GRÜNBERG EN EL CONTEXTO DE LA PRIMERA GUERRA MUNDIALDECADENCIA Y REDENCIÓN: RACISMO, FASCISMO Y LOS ORÍGENES DE LA ANTROPOLOGÍA COLOMBIANA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • En proceso de indezaciónCitado por Google
  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO
  • En proceso de indezaciónSimilares en Google

Compartir


Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología

versión impresa ISSN 1900-5407

Resumen

NINO VARGAS, Juan Camilo. NAS IMEDIAÇÕES DO FIM DO MUNDO: OS ENCONTROS DE GUSTAF BOLINDER E OS CHIMILAS EM 1915 E 1920. Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. [online]. 2010, n.11, pp.43-66. ISSN 1900-5407.

No princípio do século XX, o antropólogo sueco gustaf bolinder contatou os indígenas do rio ariguaní, no norte da colômbia, conhecidos naquela época como "chimilas". assim como outros exploradores e etnólogos contemporâneos, ele os retratou como um grupo seriamente desintegrado e à beira da extinção. o principal objetivo do presente artigo é analisar o processo que originou semelhante ideia, afastando-se das interpretações que entendem os relatos etnográficos como descrições neutras ou construções etnocêntricas. argumenta-se que a noção da decadência chimila foi o resultado de um processo complexo de interação cultural no qual tiveram uma enorme infuência as práticas e representações indígenas orientadas ao isolacionismo, catastrofismo e repulsa ao estrangeiro. paralelamente, as informações apresentadas introduzem dois textos inéditos de bolinder sobre o tema.

Palabras clave : Gustaf Bolinder; chimila; ette; Ariguaní; decadência indígena; contato cultural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons