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Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología

versão impressa ISSN 1900-5407

Resumo

MARRERO-GUILLAMON, Isaac. A política e a estética da não representação: reimaginando o cinema etnográfico com Apichatpong Weerasethakul. Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. [online]. 2018, n.33, pp.13-32. ISSN 1900-5407.  https://doi.org/10.7440/antipoda33.2018.02.

Este artigo sustenta que o trabalho do cineasta tailandês Apichatpong Weerasethakul oferece ferramentas conceituais e metodológicas que podem contribuir para a reimaginação do cinema etnográfico além da representação. Os filmes de Weerasethakul emergem de um envolvimento para-etnográfico com as pessoas e os lugares, dependem de métodos participativos e operam como dispositivos acolhedores para a multiplicidade de seres e histórias subalternos. Eles encenam um “realismo performativo” (Ingawanij 2013a), que é inventivo e frequentemente animista, e pode ser entendido como político, no sentido em que cria novas condições de possibilidade e espaço para ontologias alternativas. O artigo conceitua essa orientação a respeito da produção de “assemblages de enunciação coletiva” (Deleuze e Guattari 1986) bem como da ideia de Eduardo Viveiros de Castro (2010) de “levar a sério” a ontologia de outros, isto é, os outros mundos que eles experenciam.

Palavras-chave : representação; Apichatpong Weerasethakul; cinema etnográfico; estética da não-representação; para-etnográfico.

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