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Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología

versão impressa ISSN 1900-5407

Resumo

URUENA, Juan Felipe. A poética do ascenso e do descenso. Uma montagem de duas variações em torno a imagens de caminhantes na Colômbia. Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. [online]. 2018, n.33, pp.61-78. ISSN 1900-5407.  https://doi.org/10.7440/antipoda33.2018.04.

As crônicas da conquista, passando pelos relatos dos exploradores da colônia e do início da república, até os deslocamentos das violências contemporâneas mostram uma relação importante entre violência e território, cuja encarnação plástica está retratada em uma série de imagens que também fazem parte da memória sobre os acontecimentos desonrosos do passado dos colombianos. No presente artigo, deseja-se mostrar a possibilidade de entrar em um tipo de dimensão topográfica ou espacial da memória por meio de algumas imagens nas quais essa relação entre território e violência se revela de modo patético. Para alcançar o objetivo do artigo, trata-se de mostrar em que sentido uma forma compositiva como a montagem -caracterizada a partir da prática historiográfica de Aby Warbung- pode evidenciar a do território expressa em algumas imagens de caminhantes do século XIX e do século XX.

Palavras-chave : imagem; memória; topografia; caminhantes; montagem.

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