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Antipoda. Revista de Antropología y Arqueología

versión impresa ISSN 1900-5407

Resumen

GALAN SILVO, Idoia. O roteiro cinematográfico como etnografia. A propósito de uma pesquisa antropológica na Arábia Saudita. Antipod. Rev. Antropol. Arqueol. [online]. 2022, n.47, pp.141-166.  Epub 19-Mayo-2022. ISSN 1900-5407.  https://doi.org/10.7440/antipoda47.2022.07.

A experiência etnográfica num compound - recinto rodeado por medidas de segurança e barreiras físicas, políticas e corporais no qual um grupo de pessoas de diferentes nacionalidades mora ou trabalha - na Arábia Saudita enfrenta a antropóloga a limitações metodológicas para realizar uma pesquisa antropológica com perspectiva de gênero sob o regime autoritário do país. O objetivo deste artigo é explorar novas ferramentas, tanto para coletar dados quanto para divulgá-los, a modo de etnografia em contextos restritivos. O trabalho de campo foi realizado entre 2011 e 2016 no compound de KAUST, uma universidade de Ciência e Tecnologia criada para diversificar o modelo econômico da Arábia Saudita inserida num contexto social restritivo e autoritário. Neste artigo, a pesquisadora experimenta com a escrita do roteiro cinematográfico para respeitar o anonimato e segurança das pessoas envolvidas na pesquisa, ao mesmo tempo que, para registrar seu duplo posicionamento como sujeito e objeto de estudo - como pesquisadora e como kaustiana pertencente ao grupo. Além disso, o texto mostra o roteiro cinematográfico, por um lado, como guia metodológico durante a permanência no recinto e, por outro, como um texto etnográfico criativo de não ficção situado numa estratégia feminista de resistência realizada pela antropóloga ante os padrões hegemônicos sociais e culturais sauditas. Embora a proposta se situe num âmbito etnográfico específico que serve como caso de referência, este artigo apresenta o roteiro cinematográfico como uma aposta metodológica multidisciplinar aplicada à etnografia, que resulta unir a formação acadêmica em antropologia e a expressão artística da escrita de roteiro. Isso permite refletir sobre estratégias metodológicas aplicáveis a outros contextos que, em maior ou menor proporção, atendam a objetivos ou problemáticas semelhantes, mas também sobre as diversas formas em que uma comunicação acadêmica pode ser realizada.

Palabras clave : autoetnografia; contextos restritivos; etnografia criativa; roteiro cinematográfico; reflexividade situada..

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